A religião dos Espíritos

A religião dos Espíritos
Título: A religião dos Espíritos
Autor: Francisco Cândido Xavier
Pelo Espírito: Emmanuel
Género: Doutrinário
Editora: FEB
Observações: 22ª edição em 2012, lançado em 1960

É o próprio Emmanuel quem nos informa que o objectivo desta obra é fazer um conciso comentário ao Livro dos Espíritos: “Não temos, pois, outro objetivo que não seja demonstrar a nossa necessidade de estudo metódico da obra de Kardec, não só para lhe penetrarmos a essência redentora, como também para que lhe estendamos a grandeza em novas facetas do pensamento, na convicção de que outros companheiros de tarefa comparecerão à liça, suprindo-nos as deficiências naturais, com estudos mais altos dos temas renovadores trazidos ao mundo pelo apóstolo de Lyon”.
Emmanuel explica ainda que “em cada reunião, o texto para exame foi escolhido pelos nossos irmãos encarnados e, depois de apontamentos verbais entre eles, tecemos as modestas anotações aqui expostas, nem sempre nos restringindo, diante de circunstâncias especiais e imprevistas, ao tema em estudo”.

Citações
“Batido no ideal de bem fazer, desculpa e avança à frente. Açoitado no coração, enxuga as lágrimas e segue adiante. A indulgência é a vitória da vítima e o olvido de todo mal é a resposta do justo”.

“O homem inteligente, segundo o padrão de Jesus, é aquele que, sendo grande, sabe apequenar-se para ajudar aos que caminham em subnível, consagrando-se ao bem dos outros, para que os outros lhe partilhem a ascensão para Deus”.