Introdução à Filosofia Espírita

Introdução à Filosofia Espírita
Título: Introdução à Filosofia Espírita
Autor: José Herculano Pires
Género: Filosófico
Editora: FEESP
Observações: 3ª edição em 2011

“Como se vê, andam enganados os que pensam que o Espiritismo é uma espécie de fuga à realidade. Além de mostrar-nos as dimensões ocultas do real, ele oferece-nos as possibilidades de maior compreensão e controlo da realidade aparente ou existencial que enfrentamos na vida terrena”. E é isto mesmo que o José Herculano Pires vai demonstrar ao longo de um livro pequeno, muitas vezes esquecido, mas que esabelece os pilares para a pesquisa a fundo das raízes e coordenadas da evolução humana, inseparáveis da Filosofia Espírita.
O autor demonstra ainda como o Espiritismo codificado por Allan Kardec partiu da pesquisa científica da fenomenologia supranormal, a qual originou a Ciência Espírita; desenvolveu a seguir a interpretação dos resultados que resultou na Filosofia Espírita; tirou, depois, as conclusões morais da concepção filosófica, que levaram naturalmente à religiosidade contida na mensagem espírita.
A Ciência Espírita é o fundamento da Doutrina. Sobre ela se ergue a Filosofia Espírita. E desta resulta naturalmente a Religião – ou a moral – Espírita. Assim, perante a pergunta “Como uma doutrina pode ser, ao mesmo tempo, Ciência, Filosofia e Religião?”, o autor responde enquadrando todo o processo gnosiológico – a teoria e o valor do conhecimento. Porque, na verdade, o conhecimento desenvolveu-se nessa mesma sequência e em todas as formas actuais de conhecimento repete-se o processo da história evolucionária das espécies.