A pena e o trovão

A pena e o trovão
Título: A pena e o trovão
Autor: Emanuel Cristiano
Pelo Espírito: Yvonne do Amaral Pereira
Género: Mediunidade
Editora: Allan Kardec
Observações: 9ª edição, 2010

Se Aconteceu na Casa Espírita, psicografado por Emanuel Cristiano é sobejamente referenciado, o mesmo já não acontece com A Pena e o Trovão. É uma obra fundamental não só para médiuns ostensivos, como para todos os que se dedicam ao estudo do Espiritismo, servindo como um excelente complemento à leitura do Livro dos Médiuns. Yvonne oferece-nos um tratado sobre a seriedade, responsabilidade e honestidade de quem se dedica à divulgação da doutrina espírita seja através da literatura seja através da palavra dita. Apresenta ainda importantes e pertinentes alertas acerca dos cuidados com a psicografia e sobre a função e ética do médium espírita no mundo.  Na segunda parte do livro, a autora dirige-se aos expositores e oradores espíritas, ao que deve ser feito e ao serviço da pregação.

 

Citações

“Todos os que nos entusiasmamos para divulgar o Espiritismo somos tomados pela responsabilidade daquilo que produzimos ou intercambiamos” (p. 43)

“A mediunidade é um fenómeno humano e, por isso, social. Está dentro do tempo e no espaço das criaturas do século XXI, sofrendo-lhe a influência. Mesmo o mecanismo sagrado de intercâmbio espiritual estará, também, submetido aos modismos hodiernos” (p. 38).

“É preciso considerar que algumas pessoas podem ter sensibilidade para a produção de certos fenómenos, mas, por vezes, não são portadores de uma programação espiritual de trabalho mediúnico na reencarnação em que estão” (p. 33).

“Todo aquele que em nome de Jesus se dispõe a falar, assume responsabilidades morais por aquilo que fala” (p. 87)

“O tarefeiro da divulgação espírita nada exige e labora com dedicação e amparo” (p. 90)