A tragédia de Santa Maria

A tragédia de Santa Maria
Título: A tragédia de Santa Maria
Autor: Yvonne A. Pereira
Pelo Espírito: Charles
Género: Romance
Editora: FEP
Observações: 2007, 1ª edição em 1957

Como é que a moral cristã se aplica nas nossas vidas e em todos os seus aspectos? A Tragédia de Santa Maria traz-nos um exemplo vívido nascido de uma história de amor que atravessou séculos e reencarnações. Encontros, desencontros, dores, tramas e teias de afectos e emoções descritas pelas palavras serenas de Bezerra de Menezes.

Se as nossas vidas contêm equívocos e desacertos, a Vida Maior sempre se encarrega de tudo explicar e mostrar que sempre há uma causa e que a justiça se faz, pois, o Amor sempre vence.

Este romance histórico relata as vivências de um mesmo grupo de pessoas em duas encarnações sucessivas tendo como protagonistas Esmeralda e Bentinho. O relato da obra é acompanhado pelos comentários do benfeitor espiritual, que naquelas vidas terrenas, era amigo próximo da família retratada nestas páginas.

Este é um livro que pela sua escrita fluía se lê sem que nos apercebamos do tempo a passar.

 

Citações

E o adepto convicto desse generoso repositório de benesses espirituais [o Espiritismo] tem o dever sacrossanto de se conduzir altiva e nobremente em qualquer estância a que for chamado operar, como cidadão terreno ou espiritual, portando-se à altura da honra da fé que comunga em todo o ângulo social a que as circunstâncias da existência ou os próprios testemunhos o obriguem a enfrentar, dever conferido pela ciência, que necessariamente terá, das lei da vida que a doutrina espírita confere aos seus aprendizes” (p. 17).