Boa Nova

Boa Nova
Título: Boa Nova
Autor: Francisco Cândido Xavier
Pelo Espírito: Humberto de Campos
Género: Doutrinário
Editora: FEP
Observações: 37ª edição em 2014, lançado em 1940

Este livro é um manual do Evangelho. Explica, como poucos livros, a passagem de Jesus pela vida física na Terra e faculta lições acutilantes e comoventes sobre o legado de ensinamentos presentes no Evangelho. Com psicografia de Francisco Cândido Xavier, o Espírito Humberto de Campos descreve 30 episódios relacionados com Jesus e seus discípulos bem como com importantes personagens bíblicas, como, Zebedeu, Maria de Magdala, Pedro, Tomé e outros, que tiveram suas existências transformadas pelos ensinamentos e amor de Jesus.

Logo no início da obra o Espírito Humberto de Campos explica as razões que o levaram a escrever (ditar) a obra (a Francisco Cândido Xavier). Diz assim no segundo parágrafo: “…não faço referência ao saber mitológico”, a partir de onde nos é mostrado Jesus, como ele é, sem interpretações religiosas, já que os amigos encarnados “… não conseguem atinar com as realidades da sobrevivência….

O autor nota ainda que, em essência, o Evangelho de Jesus não precisa da crença em Deus para ser vivido. Até porque, como nos é lembrado no capítulo 16, “Deus não exige que os homens o conheçam senão no santuário do perfeito conhecimento de si mesmos”.

Sobre o seu objetivo refere Humberto de Campos: “não escrever para agradar, mas escrever com proveito”.

Destacamos ainda o capítulo 19 pela lição (e advertência) premente que ali nos é deixada: a nossa maior dificuldade é comungar com o amor. Essa mesma comunhão que Jesus não se cansava de salientar e que é a base de todos os ensinamentos contidos nestas lições apresentadas neste livro.