Coragem

Coragem
Título: Coragem
Autor: Francisco Cândido Xavier
Pelo Espírito: Diversos Espíritos
Género: Mensagens
Editora: Comunhão Espírita Cristã

Os espíritos superiores e amigos nunca nos desamparam e sempre se esforçam para nos enviar mensagens edificantes que nos levantem o ânimo e nos ajudem a superar as dificuldades. Coragem é um livro cheio de bonitos exemplos disso mesmo. Como lembra Emmanuel, para “ter saúde e paz, afecto e compreensão, liberdade e simpatia, cultura e trabalho, é sempre precisa a alavanca divina da coragem de servir e viver”. E, curiosamente, o primeiro capítulo é logo sobre o que fazer quando o tédio e o desalento surgem. Em capítulos pequenos, os benfeitores – desde Emmanuel, André Luíz, Meimei, entre outros -, fazem concisos e pertinentes apelos à constante renovação de forças e de resiliência para seguir em frente na nossa jornada de evolução. Sobre temas e situações bem práticas do dia a dia, sugerem a melhor atitude mental, verbal e de orientação às nossas acções. Em cada frase há uma lição a aprender e a aplicar.

Citações

“A mente é a casa viva onde cada um de nós reside, segundo as nossas próprias concepções. A imaginação é o arquitecto de nosso verdadeiro domicílio” (p.35).

“Fracassos? Não acredite em derrotas. Lembre-se de que, pela bênção de Deus, você está agora no seu melhor tempo, – o tempo de hoje, – no qual você pode sorrir e recomeçar, renovar e servir, em meio de recursos imensos ” (p. 30).

“(…) Nunca percas a esperança. Se o pranto de encharca a existência, recorre a Deus, no exercício do bem, e acharás Deus, nas entranhas da própria alma, a propiciar-te consolo” (p.25).

“O espírita é alguém que assegura a si mesmo ser efectivamente tão confiante nas Leis Divinas que jamais se confia à desesperação, por mais agudo que lhe seja o sofrimento” (p.141)