Estudando a mediunidade

Estudando a mediunidade
Título: Estudando a mediunidade
Autor: Martins Peralva
Género: Mediunidade
Editora: FEB/FEP
Observações: 1ª edição, 1983

Martins Peralva foi um escritor e estudioso espírita brasileiro. O livro “Estudando a Mediunidade” é uma obra que aborda os conceitos e práticas da mediunidade sob a perspectiva da doutrina espírita e baseada no livro Nos Domínios da Mediunidade, ditado pelo espírito André Luiz e psicografado por Francisco Cândido Xavier.

Em 46 capítulos, apresenta-se um roteiro de estudo para a obra de André Luiz enriquecido com gráficos e digramas, que ajudam ao estudo de temas como os tipos de mediunidade, o papel do médium, o desenvolvimento e educação da mediunidade, os aspectos éticos e morais da prática mediúnica, a relação entre mediunidade e espiritualidade, os mecanismos das comunicações, obsessões, vampirismo, desdobramentos, sonhos, entre muitos outros.

Numa linguagem clara, concisa e explicativa, temas complexos e dúvidas que sempre surgem em relação à mediunidade são aqui expostas sempre com referências ao livro que se estuda.

 

Citações:

“Vinculamo-nos aos Espíritos pela fusão magnética, o que implica reconhecermos o acentuado coeficiente de responsabilidade que nos cabe, por permitirmos que a nossa «casa mental» seja ocupada por «hóspedes» menos esclarecidos” (p. 60).

“Segundo verificamos, tem o psicoscópio a propriedade de definir as vibrações de encarnados e desencarnados, cumprindo-nos, atentos aos objetivos deste livro, ressaltar a faculdade desse aparelho espiritual, devidamente armado num grupo mediúnico, caracterizar os mais íntimos sentimentos dos presentes (…)” (p. 43).

“Há grupos de Espíritos, ou consciências, evoluindo simultaneamente. Alimentam-se reciprocamente. Nutrem-se mutuamente. Fortalecem-se uns aos outros, em verdadeira compensação vibratória” (p. 37).