O porquê da vida

O porquê da vida
Título: O porquê da vida
Autor: Léon Denis
Género: Filosófico
Editora: FEB
Observações: Edição em 2015

O título diz tudo. No seu estilo racional, objetivo e claro, Léon Denis explica-nos, e demonstra, as repostas às principais questões que sempre ocuparam o homem desde os primeiros tempos: qual o sentido da vida, quem somos e o que fazemos aqui.

Às perguntas sobre qual o nosso dever e como este se conjuga com a nossa liberdade, Denis responde falando-nos do livre-arbítrio. Dissecando os problemas da existência, o autor mostra como estes têm a sua raíz no desconhecimento sobre o que é a morte. Relacionando espírito e matéria, explora a lei causa-efeito. Falando da harmonia no universo, o sábio espírita explica-nos o princípio inteligente. Ao provar as vidas sucessivas, apela à necessidade de auto-conhecimento. Discorrendo sobre a justiça e o progresso, mostra-nos a utilidade do sofrimento. Apontando-nos o “alvo supremo”, exulta-nos ao valor da fé.

Esta obra inclui ainda um dos trabalhos mais memoráveis de Denis: “A reencarnação e a Igreja Católica”, bem como uma novela intitulada Giovana.

Citações

“O espírito reside na matéria como um prisioneiro na sua cela” (p.23)

“(…) a nossa obra é a do adiantamento e da felicidade futura. O favoritismo não tem mais razão de ser. A justiça irradia sobre o mundo; se todos houverem lutado e sofrido, todos serão salvos” (p.31).

“O Espiritismo não nos revela somente as leis profundas desse mundo invisível ao qual todos pertencemos, mesmo estando neste mundo, pelos elementos essenciais e imperecíveis do nosso ser. Ele mostra-nos por toda a parte a ordem e a Justiça no Universo; estabelece as responsabilidades da consciência humana e a certeza das sanções divinas(…)” (p. 118)