Reflexões Espiritualistas e Científicas de um médico

Reflexões Espiritualistas e Científicas de um médico
Título: Reflexões Espiritualistas e Científicas de um médico
Autor: Paulo César Fructuoso
Género: Ciência espírita
Editora: Instituição Lar Frei Luiz
Observações: 1ª edição, 2023

“Aprendemos mais com os erros do que com os acertos porque esses últimos são facilmente esquecidos enquanto os primeiros marcam a nossa trajectória, às vezes para sempre”. Quem o escreve é o autor deste livro que nasce da necessidade de um cirurgião oncológico organizar as suas ideias e partilhar as suas aprendizagens depois de ser confrontado, ao longo de mais de 40 anos, por “experiências insólitas” que unem as inteligências extrafísicas e o plano dos encarnados.

Fructuoso partilha reflexões sobre temas como a variedade religiosa e sua importância, sobre espiritualidade e a física do futuro, sobre a formação e natureza do universo, sobre a xenoglossia e os vários investigadores que pesquisaram sobre estas e outras temáticas. O autor também debate sobre o ectoplasma, a tragédia do tabagismo e outros vícios, o cancro, os fenómenos de transporte, entre tantos outros assuntos. O autor apresenta casos e experiências da sua carreira médica e explora a forma como os aspectos espirituais podem desempenhar um papel no processo de cura e recuperação.

O livro expõe, assim, um diálogo entre as perspectivas espiritualistas e científicas, mostrando como ambas podem coexistir e se complementar em benefício da saúde física, emocional e espiritual das pessoas. Oferece ainda uma visão aberta e respeitosa sobre as crenças individuais e promove a reflexão sobre a interconexão entre a medicina, a espiritualidade e a ciência.

 

Citações

“O fluido baptizado pelo médico fisiologista Charles Richet de ectoplasma é a base energética que propicia a materialização de seres extrafísicos denominados espíritos no nosso meio físico” (p.45).

 

“A Evolução dentro da linha traçada pela Ciência no que tange ao aproveitamento da energia planetária, estelar e galáctica deverá corresponder à nossa evolução moral e mesmo espiritual” (p. 41).

 

“A lei é inexorável. Enquanto estivermos presos aos erros do passado, não poderemos seguir adiante na nossa evolução como filhos de um Deus Criador porque estaremos sob o guante do remorso. O pior dos infernos. Por vezes, o prejuízo causado é tão profundo que são necessários milénios de idas e voltas entre os planos de existência, ou se preferirem universos paralelos, até que seja alcançado o equilíbrio entre as partes. As obras psicografadas do movimento espírita estão repletas de histórias verídicas confirmando as razões para o esquecimento dos encarnados e também de muitos desencarnados”. (p.111).