Partindo de frases do Evangelho, e em textos curtos, faz-se um convite para refletirmos sobre os ensinamentos de Jesus nas mais variadas situações que, repetidamente, nos vão desafiar. O livro chama a atenção para situações subtis com que nos deparamos no quotidiano, por exemplo, o “ciclo perverso do salvacionismo” (p.91), ou a importância das palavras que dizemos, entre tantas outras, e lembrando-nos que o verdadeiro compromisso é com a “serenidade íntima” (p.54). Hammed dá-nos assim uma ajuda para a reforma íntima, para a renovação (p.35), para o amadurecimento (p.21), para a pertinência das nossas buscas (p.175), para as nossas escolhas (p.137), etc.
Cada texto desta obra vai ao encontro das múltiplas experiências que vamos tendo ao longo das nossas várias existências no sentido de irmos percebendo as “anotações divinas” e reconhecer essa mesma paternidade divina.
O Espírito Hammed é o instrutor espiritual de Francisco do Espirito Santo Neto, notado por este em 1972.
Citação:
“Os recursos que necessitamos para bem viver não estão na exterioridade; estão dentro de nós, visto que cada ser humano é um livro transcendental repleto de conhecimentos imortais.” (p.45)