Há dois mil anos

Há dois mil anos
Título: Há dois mil anos
Autor: Francisco Cândido Xavier
Pelo Espírito: Emmanuel
Género: Romance
Editora: FEB
Observações: 49ª edição em 2013, lançado em 1939

O livro começa com a apresentação de dois amigos Públio Lentulus Cornelius, senador romano, e marido de Lívia, e Flamínio Severus, marido de Calpúrnia. Estávamos no ano de 31. A família Lentulus atravessava um grande desgosto devido à doença da sua filha Flávia, que parecia padecer de lepra. Entretanto Públio conta a Flamínio um sonho que teve, no qual se viu numa época pretérita. Viu-se ainda na sua passagem pela vida espiritual após a sua morte (pretérita), onde era fustigado pela perseguição daqueles que tinham sido vítimas da sua tirania (na Terra), bem como a forma como Lívia o ajudou naqueles momentos dolorosos.

Na sua vida presente Públio faz o seu percurso, mas sem deixar por completo os seus traços tirânicos que envolviam o seu carácter. Isso mesmo se verifica numa das cenas do livro, em que impiedosamente manda chicotear um jovem, em que, uma vez mais, é Lívia que o detém dizendo: “Basta, Públio, porque os direitos da nossa condição não traduzem deveres de impiedade”.
Nos capítulos iniciais desta impressionante obra, a história desta família romana cruza-se com a de Jesus, assistindo-se a um comovente pedido da pequena Flávia para ver o Cristo. A saga de Há dois mil anos, romance espírita psicografado pelo médium Francisco Cândido Xavier com autoria atribuída ao espírito Emmanuel, foi inicialmente publicado em 1939 pela Federação Espírita Brasileira. Com o sub-título de Episódios da História do Cristianismo no Século I, a obra narra os principais episódios da vida do orgulhoso senador romano Públio Lentulus (que teria sido uma das encarnações do autor espiritual – Emmanuel), entre os quais está o encontro com Jesus, o milagre da cura pelo Divino Mestre da filha que contraíra lepra e a conversão da esposa, Lívia, ao cristianismo.

Segundo uma pesquisa realizada em 1999 pela Candeia Organização Espírita de Difusão e Cultura, o livro “Há Dois Mil Anos” faz parte da lista dos 10 melhores livros espíritas publicados no século XX.