O Novo Testamento

O Novo Testamento
Título: O Novo Testamento
Autor: Haroldo Dutra Dias
Género: Doutrinário
Editora: FEB
Observações: 1ª edição, 2013, numa tradução a partir dos originais gregos das escrituras sagradas respeitando questões idiomáticas, culturais, históricas e teológicas da época em que Jesus viveu na Terra.

Em 1953 há um gesto simbólico da Igreja muito curioso: o Padre Leonard Feeney é excomungado (excluído) da Igreja por recusar a ideia muito própria do Concílio Vaticano II, segundo a qual “há salvação fora da Igreja”. As consequências são simples e podem reproduzir-se assim: “não há lugar na Igreja Católica Romana para quem entenda que não há salvação fora da Igreja”. No belo Evangelho de Lucas podemos ler que: «Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra». Estas palavras de Jesus podem, numa primeira leitura, parecer fatídicas ou dramáticas, mas são avisos de prudência e de coerência com um Deus que ama e não manipula, que dá liberdade à criação, que é Pai, e que não é controlador. No Antigo Testamento é dito que todos os reinos serão reduzidos a nada. Às vezes, a nossa própria vida ou os edifícios que circundam os nossos afectos parecem desmoronar, não ficando pedra sobre pedra. O mais importante, porém, é fixarmo-nos nas próprias palavras de Jesus: “mas não será logo o fim”. Dito de outra forma, a destruição e a morte não serão a última palavra, mas para se entender isto é necessário conhecer o que Jesus nos disse. Assim, é bem-vinda esta primeira tradução do grego do Novo Testamento.

Esta edição traduzida pelo brasileiro Haroldo Dutra Dias tem ainda a particularidade de conter notas de rodapé explicativas sobre a tradução de certos termos que ajudam o leitor a contextualizar o conteúdo do texto. O autor diz que o seu propósito com este trabalho é responder a duas grandes questões: primeiro, como é que o texto seria compreendido se fosse “lido por um habitante da Galileia, da Judeia, das regiões banhadas pelo Mediterrâneo, no primeiro século da nossa era? Segundo, quais as referências e inferências o texto despertaria no ouvinte daquela época e região, considerando-se o ambiente linguístico, cultural, religioso, político e económico da época?”

Citações

“Por isso, também vós estejais preparados, porque na hora em que não pensais vem o filho do homem” (Mateus 24:37, Mc 13:33-37)